Visitantes

Sobre o Autor

DIONES CAMARGO / Dramaturgo e roteirista, é autor de cerca de 20 peças, entre elas Andy/Edie (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005), Último Andar (Prêmio Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007), Teresa e o Aquário (VIII Prêmio PalcoHabitasul - Melhor Roteiro 2008), 9 Mentiras Sobre a Verdade, Os Plagiários – Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 - Melhor Dramaturgia), Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar, Parque de Diversões (Prêmio Açorianos de Teatro 2016 - Melhor Dramaturgia), Fassbinder – o Pior Tirano é o Amor e A Mulher Arrastada (Prêmio Braskem Em Cena - Melhor Espetáculo 2018); dramaturgista dos espetáculos O MAPA_, Peru, NY e Buarqueanas, suas peças já foram encenadas pelas mais importantes companhias de teatro do RS, algumas delas também publicadas e apresentadas no Brasil e no exterior (em Portugal, Cuba, Espanha, Chile, Uruguai e Singapura). 

Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, encerrou o curso com a monografia Dramaturgias Possíveis – Interferências Criativas no Texto Dramático na qual analisa o processo de criação de cinco de suas principais peças e expõe como se dá a transposição desses processos nas suas aulas. Sob orientação da Prof.ª Drª. Camila Bauer, com esse trabalho de conclusão de curso o autor obteve a nota máxima da instituição – da qual já havia recebido dois Certificados de Reconhecimento (em 2006 e 2008, respectivamente). Seus estágios acadêmicos incluíram aulas de escrita e teatro realizadas no CDE – Centro de Desenvolvimento da Expressão POA, Projeto Pedagógico da 6ª Bienal do Mercosul (vencedor do Prêmio Cultura Viva – MinC 2007) e em escolas públicas estaduais e municipais. Em 2015 e 2017 foi convidado pelas Universidades Federais de Santa Catarina (UFSC) e de Pelotas (UFPel), e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC RS), para dar conferências a respeito de escrita dramatúrgica e expor aspectos da criação de suas peças. Na área da dramaturgia, participou de oficinas ministradas pelos dramaturgos Ivo Bender (Brasil), Marco Antônio de La Parra (Chile), Samir Yazbek (Brasil), Ramón Griffero (Chile) e Mário Bortolloto (Brasil), e fez parte da residência artística realizada pelo grupo Odin Teatret em Porto Alegre, em 2013, com aulas ministradas pelo diretor, dramaturgo e pesquisador Eugênio Barba (Itália) e atores da companhia. Em Cinema, participou de workshop ministrado pelo dramaturgo, roteirista e diretor Ruy Guerra (Moçambique), e palestras do roteirista e produtor James V. Hart (EUA) e do compositor, roteirista e produtor Michael Nyman (Inglaterra), e recebeu consultoria de roteiro do cineasta Pablo Stoll (Uruguai) durante a escritura dos tratamentos originais de A Colmeia (2019). Em 2007, foi convidado a participar do programa para estudantes estrangeiros do Centro de Educação e Cultura da Larkkülla School, na Finlândia. Em 2012, sua peça Teresa e o Aquário foi publicada em Portugal no livro O Inventar de Uma Dramaturgia, que contém textos de 9 autores portugueses e 3 brasileiros, e encenada durante a 4ª MAD - Mostra Anual de Dramaturgia; em 2013, seu texto Último Andar foi traduzido e lançado em Havana, Cuba, durante a 2ª Semana de Lecturas Dramatizadas de Teatro Brasileño Actual e, em 2016, publicado na coletânea Teatro Brasileño Contemporáneo, edição que reuniu 12 dramaturgos brasileiros. Em 2016, 9 Mentiras Sobre a Verdade fez temporada em Barcelona e Valência, na Espanha, após cumprir temporadas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Montevidéu, e de ter sido apresentada em mais de 10 festivais pelo Brasil. Em 2019, A Mulher Arrastada foi apresentada no Chile. 

Paralelamente às atividades de escrita, o autor ministra regularmente a oficinas de escrita dramatúrgica e participa de debates e palestras e projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens, como foram os casos do S E I S dramaturgos, coletivo formado por dramaturgos de seis capitais brasileiras (cujas ações ocorreram nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro entre 2014 e 2016), o experimento performático ÓRFÃO (Prêmio Açorianos de Artes Visuais 2011 - categoria Revelação), e as exposições de fotos, textos, vídeos e instalações intituladas Império da Felicidade Eterna (2012) e LugarDizer (2015), na qual também fez a curadoria. Produziu e apresentou, durante dois anos, o programa semanal OverDrama, na rádio Mínima FM, no qual falava sobre teatro, cinema e literatura, e escreveu textos para dois projetos educacionais que circularam por todo o RS: Caravana RGE - Educando para Eficiência (vencedor dos prêmios Expressão Ecológica 2013, Top de Marketing 2013, Prêmio Promotor da Paz - categoria Ação de Preservação ao Meio Ambiente 2014 e Prêmio Top Cidadania ABRH/RS 2014) e para AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar. Em ambos os projetos, além da autoria das peças, colaborou criando o material didático distribuído às escolas e aos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Atualmente coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre (RS), coletivo pioneiro na cidade que conta com 15 autores em atividade nas letras e na cena locais e que pesquisa a relação da escrita autoral e os pontos de intersecção entre esta e diferentes linguagens tais como o Teatro, o Cinema, a Performance e as Artes Visuais.

No cinema, é corroteirista do curta-metragem Último Dia Antes de Zanzibar, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e roteirista do longa-metragem A Colmeia (baseado na sua peça homônima e selecionado pelo prêmio RS Polo Audiovisual - FAC 2014), com direção de Gilson Vargas e estreia prevista para o segundo semestre de 2019. Como ator, atuou no longa-metragem Nós Duas Descendo as Escadas (2016), de Fabiano de Souza. Além das obras citadas, escreveu também as peças O Tempo Sem Ponteiros (lançada na V FestiPoa Literária, em maio de 2012), A Colmeia (lançada na VI FestiPoa Literária, em maio de 2013), F.R.A.M.E.S. (lançada na abertura do 3º Janela de Dramaturgia, em Belo Horizonte, em abril de 2014, e apresentada no projeto Leituras do Drama Contemporâneo, na UFPel – Universidade Federal de Pelotas, em 2017) e Uru’kum (lançada no ITI - Intercultural Theatre Institute, em Singapura, em abril de 2016).

Sua obra mais recente, A Mulher Arrastada, é uma elogiada peça-manifesto que teve estreia mundial em maio de 2018 durante o Festival Palco Giratório RS. Com direção de Adriane Mottola (Cia. Stravaganza), atuação de Celina Alcântara (UTA – Usina do Trabalho do Ator) e realização de Diones Camargo e LA PhOTO Galeria, a montagem foi selecionada para o 25º Porto Alegre Em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas, no qual recebeu os Prêmios Braskem Em Cena 2018 de Melhor Espetáculo e Melhor Atriz, e convidada para participar das mostras Crítica Em Movimento: Presente, no Itaú Cultural SP, e do 8º Festival Internacional Santiago OFF, no Chile. Em 2019, a montagem percorrerá o país integrando o projeto Palco Giratório Nacional SESC e será apresentada para espectadores de 28 cidades de 10 estados brasileiros. Atualmente, está indicada a cinco Prêmios Açorianos de Teatro 2018, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Dramaturgia e Melhor Atriz.

Seu próximo projeto, F.R.A.M.E.S., será dirigido por Carlos Ramiro Fensterseifer e terá participação da atriz e diretora Liane Venturella, ambos fundadores e integrantes da Cia. InCoMoDe-te, com estreia prevista para o segundo semestre de 2019. >




Principais Experiências Profissionais em Teatro:
___________________________________________________________

MONTAGENS:

2018 – A Mulher Arrastada
2016 – Parque de Diversões (2ª versão)
2014 – Fassbinder - O Pior Tirano é o Amor
2012 – Os Plagiários - Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues
2012  O Inspetor Intergaláctico
2010 – O MAPA_
2010 – Nove Mentiras Sobre a Verdade
2010 – Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar
2010 – Viagem ao Mundo da Eletricidade
2010 – Peru, NY
2009 – Teresa e o Aquário
2008 – BuarqueAnas
2007 – Parque de Diversões
2006 – Andy / Edie

_________________________________________________________

DRAMATURGIA:

2018 – A Mulher Arrastada
2014 – Fassbinder - O Pior Tirano é o Amor
2013 – F.R.A.M.E.S*  
2012 – Os Plagiários - Uma Adulteração Ficcional Sobre Nelson Rodrigues
2012  A Colmeia*
2012  O Inspetor Intergaláctico
2010 – O MAPA_
2010 – Nove Mentiras Sobre a Verdade
2010 – Hotel Fuck – Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar
2010 – Peru, NY
2010 – Viagem ao Mundo da Eletricidade
2009 – O Tempo Sem Ponteiros*
2008 – Teresa e o Aquário
2008 – BuarqueAnas
2008 – Último Andar*
2007 – Parque de Diversões
2006 – Andy / Edie

*Textos Inéditos.

_________________________________________________________

DIREÇÃO:

2007 – Parque de Diversões (codirigido com Marcos Contreras)
_________________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...