Visitantes

sábado, 21 de abril de 2018

Grupo de Estudos em Dramaturgia - SELECIONADOS




Em junho de 2015, estimulado pelo processo compartilhado no coletivo 6 Dramaturgos (do qual fiz parte de 2014 a 2016, e que era formado por autores de seis estados brasileiros – RJ, SP, MG, PR, SC e RS), dei início a um projeto que há tempos vinha planejando: a criação de um núcleo de dramaturgia formado por jovens autores gaúchos ou residentes no RS. Durante alguns meses, os dez dramaturgos/dramaturgistas convidados para a primeira turma e eu realizamos uma série de encontros que, entre outras atividades, buscava expor um pouco do processo de cada participante e desenvolver uma pesquisa na área da escrita para teatro e performance – algo tradicionalmente em falta aqui no Estado. O local escolhido foi a LA PhOTO Galeria, espaço multicultural que nos últimos anos tem acolhido alguns dos meus trabalhos, assim como de outros profissionais das artes cênicas. 

Com o passar do tempo, devido a viagens e compromissos dos participantes e meus também, alguns membros se desvincularam. Assim, decidimos abrir cinco vagas para novos interessados. Muitos se candidataram para esta primeira seleção, mas outros tantos não viram a chamada pública no Facebook e lamentaram por isso. Por este motivo, na semana passada convocamos uma nova seleção disponibilizando outras cinco vagas. Havia um critério primordial para a candidatura: ter escrito ao menos uma peça que tenha sido encenada ou que esteja em processo de montagem. 

Superando até mesmo nossas expectativas mais otimistas, dezenas de pessoas se candidataram. Porém, como em qualquer seleção, muitos acabaram ficando de fora – mais da metade do total contemplado. E por ser este um projeto independente que conta apenas com o apoio institucional da LA PhOTO Galeria e Espaço Cultural, nossa vontade de incluir todos os interessados não pôde, no momento, ser concretizada. Mas a partir de agora – com a participação dos novos membros – tentaremos expandir essa limitação, promovendo nos próximos meses encontros, debates, oficinas e eventos abertos ao público.

No fim, isso tudo confirmou algo que há mais de uma década eu venho argumentando: faltam cursos e núcleos de formação em escrita dramática, tanto fora quanto dentro da academia, que acolham a crescente demanda do público interessado em estudar e se aprofundar na escrita para ser levada à cena. Assim, não chega a surpreender que muitos dos selecionados para integrarem nosso grupo nesta nova fase sejam, além de dramaturgos atuantes na cena gaúcha, também professores de universidades estaduais e federais, e faculdades privadas. Acreditamos que com essas escolhas, e com a diversidade que ela representa, poderemos fazer avançar não apenas as trocas e descobertas nessa área, como também promover o que de melhor se tem criado na dramaturgia local.  



Obrigado a todos que submeteram suas candidaturas. Abaixo, os nomes dos 10 selecionados: 


Primeira Chamada 

Cíntia Ferrer 
Diego Ferreira 
Marcelo Ádams 
Patricia Unyl 
Suzana Gomez Pohia 


Segunda Chamada 

Airton Tomazzoni 
Camila Bauer 
Carlos Ramiro Fensterseifer 
Eduardo Kraemer 
Jorge Rein 


Suplentes (por ordem de chamada*) 

1 - Pedro Bertoldi 
2 - Thiago Silva 
3 - Jessica Barbosa 
4 - Evelyn Ligocki
2 - Elisa Lucas

*Mediante desistência de participantes.


Em breve entraremos em contato com os novos integrantes para informar a respeito do próximo encontro do coletivo.

Até lá!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...