Visitantes

quinta-feira, 28 de março de 2013

"9 Mentiras Sobre a Verdade" continua em cartaz em SP


Comédia que mistura realidade, ficção, teatro e cinema continua sua temporada no Teatro Commune, em São Paulo, até dia 19 de abril.


Dirigido pelo cineasta Gilson Vargas (Casa Afogada) e escrito pelo dramaturgo Diones Camargo (Hotel Fuck), o elogiado espetáculo da Cia. Teatro Líquido chega a São Paulo após uma intensa trajetória por festivais nacionais e internacionais. Com cerca de 1 hora de duração, 9 Mentiras Sobre a Verdade é um monólogo dinâmico, permeado pelo universo cinematográfico no qual vive a protagonista.




Lara, a personagem deste o solo, interpretada pela atriz Vanise Carneiro, é uma mulher perdida no limiar entre a realidade e ficção, cuja existência se encontra num momento decisivo onde a realidade intolerável parece ser sua única saída. Pelo seu desempenho sutil, numa atuação repleta de nuances que transita constantemente entre o cômico e o dramático, Vanise recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz 2010, além de diversos elogios da crítica e  do público.




Todas as verdades do mundo estão ligadas a uma grande mentira.” Uma das tantas anotações mentais de Lara, provoca auto questionamento. 

Na peça, conhecemos Lara em sua primeira visita a um grupo de apoio a mentirosos compulsivos. A princípio timidamente, depois com desenvoltura, Lara confia ao público acontecimentos de sua vida atribulada, mostrando facetas distintas de uma mesma personalidade: protagonista? Figurante? Estrela de cinema? Dona de casa? Psicóloga? Espiã? Enquanto a trama se desenvolve, o público vai aos poucos conhecendo Lara ao mesmo tempo em que se torna seu cúmplice, muitas vezes se identificando com os pormenores de uma vida comum a todos.

No fim, só resta uma certeza: que todas as verdades do mundo, sejam elas reais ou inventadas, estão ligadas a uma única grande mentira. Mas qual mentira será é essa?




Para mais informações, visite o blog 
www.novementiras.blogspot.com 


O QUE JÁ DISSERAM SOBRE O ESPETÁCULO:


Vanise encontra um registro delicado de dissimulação da ansiedade, deixando escapar pelas frestas de seu discurso e de seus gestos a insegurança e o tormento interno da personagem.

Luciana Ramagnolli, jornalista e crítica teatral, para o site FENTEPP - Festival Nacional de Teatro Presidente Prudente


"O gênero do monólogo no teatro é lembrado muitas vezes por ter um texto pesado e talvez até maçante. Não é o caso dessa peça (...) A atriz Vanise Carneiro possui um magnetismo digno dos ícones da época de ouro do cinema americano. Ela cativa a imaginação do espectador do começo ao fim do espetáculo, com muita leveza e provocando risos e muita identificação entre o público."

Marco Vieira, jornalista e crítico teatro, especial para o site NE10


 “... é um trabalho que prende a atenção e encanta pela qualidade geral e pelas particularidades que evidencia (...) a partir de um texto muito interessante de Diones Camargo, resultando numa encenação concebida pelo próprio autor, a atriz e o diretor Gilson Vargas.

Antônio Hohlfeltd, crítico teatral, no Jornal do Comércio do Rio Grande do Sul


 “9 Mentiras Sobre a Verdade arranja-se bem nas inversões de expectativas. É teatro apropriando-se sutilmente da linguagem do cinema não para narrar em projeções, mas configurar imagens que as palavras dizem ou que os poucos adereços e objetos vintage deixam entrever no palco.

Valmir Santos, crítico e jornalista, no blog Telejornal 


"9 Mentiras" entre os selecionados pela Revista Bravo! (março/2013)


FICHA TÉCNICA 

Texto: Diones Camargo 
Direção: Gilson Vargas 
Elenco: Vanise Carneiro 
Iluminação: Fernando Ochôa 
Vídeos: Gabriela Bervian Cenário  
Figurino: Cia. Teatro Líquido 
Trilha Sonora Original: Gilson Vargas e Gabriela Bervian 

Contato com a Produção: teatroliquidocia@gmail.com 11- 994095831 – Lidia Paula Sahagoff




SERVIÇO:

O quê: “9 Mentiras Sobre a Verdade”
Onde: Teatro Commune
Endereço: Rua da Consolação, 1218 – Consolação / tel: (11) 3807-0792 - teatrocommune@commune.com.br
Quando: de 14 de março a 19 de abril, quintas e sextas, às 21H
Quanto: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia (Idosos, Estudantes, Classe Artística e Professores ou mediante apresentação do e-flyer acima)
Capacidade: 83 Lugares
Duração: 60 min



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...